Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) podem usufruir de uma vida de qualidade, apesar dos vários sintomas típicos. Sugerimos alguns cuidados para que estes doentes vivam cada vez melhor!

O que é a DPOC?
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é um problema do foro respiratório que se caracteriza pela inflamação e bloqueio das vias respiratórias. Os principais sintomas são falta de ar, tosse constante, dor no peito, perda de peso e cansaço.

Pessoas que fumaram de forma constante, estiveram expostas a produtos químicos prolongadamente ou têm problemas respiratórios genéticos, estão mais sujeitas a desenvolver esta doença crónica.

Como lidar com a DPOC?
A DPOC não tem cura, no entanto, é possível minimizar os sintomas desagradáveis desta doença crónica. Deixamos algumas sugestões para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica:

1. Deixar o hábito de fumar
Abandonar o tabaco e deixar de frequentar ambientes com fumo, são medidas que fazem parte do tratamento da DPOC. Por exemplo, fumos das lareiras, fogões a lenha e outros contribuem para o agravamento da doença pulmonar obstrutiva crónica.

2. Praticar exercício regularmente
A prática regular de exercício reduz a inflamação, aumenta a imunidade do organismo e ajuda a melhorar a respiração, questões essenciais para combater os sintomas típicos da DPOC. A atividade física também ajuda a manter a autonomia nas atividades do dia a dia e contribui para diminuir o stress, ansiedade e isolamento.

Caminhar, nadar, andar de bicicleta ou dançar são algumas ideias de exercício físico perfeitamente aceitáveis para este tipo de doentes. No entanto, convém ter alguns cuidados para evitar crises, nomeadamente usar roupa e calçado confortáveis, evitar temperaturas extremas, respirar convenientemente (inspirar pelo nariz, expirar pela boca) e descansar convenientemente após o esforço físico.

3. Ter uma alimentação saudável
Alimentar-se de forma saudável e equilibrada é extremamente importante para estes doentes. Manter o peso dentro dos valores recomendados e consumir os alimentos certos condiciona a evolução da doença. A ingestão de água durante o dia facilita a expulsão das secreções.

Devem ser consumidos cereais integrais, frutas e vegetais, pois facilitam o trânsito intestinal. Carne e peixe podem ser cozidos, grelhados, estufados ou assados sem adição de gordura, dando preferência à utilização de ervas aromáticas para temperar, diminuindo o consumo de sal. Hidratos de carbono, como pão, batata, massa e arroz, devem ser desfrutados com moderação.

4. Utilizar corretamente a medicação
Seguir a medicação à risca, exatamente como prescrita pelo médico, é essencial para diminuir os efeitos dos sintomas da DPOC. Normalmente são utilizados dois tipos de medicamentos:

• Broncodilatadores – medicamentos que dilatam os brônquios, ajudando a respirar. São usados, sobretudo, por via inalatória;
• Corticosteroides – medicamentos usados para diminuir a inflamação das vias respiratórias. Podem ser inalados ou tomados por via oral (comprimidos).

5. Cumprir a vacinação recomendada
É especialmente importante para doentes com DPOC que tomem a vacina da gripe todos os anos. Se o doente tiver mais de 65 anos, a vacina antipneumocócica também está indicada. Muito importante consultar o médico para saber exatamente a melhor solução para cada caso.

Para além dos cuidados médicos, uma das formas de ajudar os doentes com DPOC é proporcionando todos os cuidados diários que precisam a nível alimentar, de higiene pessoal e de execução de tarefas domésticas. Pode recorrer aos profissionais da Care Kuidados para usufruir de cuidados de excelência! Contacte-nos!

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?