220 500 807 KUIDADOS CONSIGO, 24 HORAS POR DIA, 365 DIAS POR ANO.

É de conhecimento comum que uma boa alimentação é uma das formas de manter uma boa saúde e os idosos não são exceção! Comer bem contribui para o bem estar geral dos idosos, assim como pode amenizar os sintomas de algumas doenças típicas desta fase da vida. Saiba tudo sobre a alimentação saudável para os idosos!

Alimentação do Idoso

Existem mudanças hormonais, metabólicas, na rotina e atividade diária, que podem levar à redução do apetite e a restrições dietéticas. Por isso, as necessidades nutricionais do idoso podem variar. Saiba como identificar os fatores que interferem na alimentação saudável dos idosos, quais as suas principais necessidades a nível alimentar e como proporcionar os melhores cuidados alimentares.

Fatores que Interferem na Alimentação do Idoso

 

Devido ao envelhecimento natural, surgem alguns fatores que interferem com a alimentação saudável e podem afetar a ingestão dos nutrientes essenciais para a saúde do idoso:

 

Problemas de Deglutição e Mastigação

Secura da boca devido a produção insuficiente de saliva, falta de dentes ou utilização de próteses dentárias durante longo tempo ou mal ajustadas, são alguns dos problemas que podem afetar a ingestão de alimentos.  

 

Doenças e Patologias 

Infeções crónicas, doenças oncológicas, doenças metabólicas (hipertiroidismo), alterações gastrointestinais (obstipação, flatulência, diarreia), intolerâncias alimentares (doença celíaca, intolerância à lactose), demências (Alzheimer)  são alguns exemplos de patologias que podem afetar a alimentação do idoso.

 

Hábitos e Comportamentos do Idoso

O hábito de fumar pode diminuir o apetite e por isso o idoso poderá ingerir menos do que precisa para estar saudável. Já o uso abusivo de álcool pode agravar os sintomas de alguns problemas, como a hipertensão arterial e a diabetes.

 

Uso de medicação 

Com a idade a utilização de medicamentos é cada vez mais comum, o que pode provocar uma diminuição da capacidade de absorção de vitaminas e minerais ou alterações de metabolismo. 

 

Necessidades Nutricionais do Idoso

 

As necessidades nutricionais dos idosos não são muito diferentes do resto da população. Precisam de uma dieta rica em nutrientes que lhes permita obter tudo o que necessitam, sem ganho acentuado de peso (para evitar agravamento de alguns problemas de saúde): 

 

  • Cálcio (leite e derivados, frutos secos);
  • Ferro (carne, peixe, gema de ovo, leguminosas);
  • Fósforo (lacticínios, carne, peixe, gema de ovo, frutos secos, leguminosas);
  • Magnésio (cereais, leguminosas, fruta);
  • Potássio (fruta, batata, hortícolas, leguminosas, frutos secos);
  • Selénio (peixe, carne e cereais);
  • Zinco (peixe, carne, gema de ovo, lacticínios, leguminosas, frutos secos);
  • Vitamina D (peixe, fígado, óleo de peixe);
  • Vitamina B (cevada, sementes, castanha).

 

Assim, carne, peixe, frutas, vegetais, leguminosas e cereais integrais são excelentes opções alimentares para o idoso. A água deve ser consumida de forma abundante, mesmo que o idoso não sinta sede (6 a 8 copos por dia), no seu estado puro ou na sopa, sumos ou chá. 

Cuidados a ter na Alimentação dos Idosos

É ponto assente que ter uma boa alimentação é fundamental, mas é muito importante que os idosos adquiram e preparem as suas refeições convenientemente e seguindo algumas diretrizes básicas. Isto porque os idosos estão mais suscetíveis a doenças transmitidas por alimentos do que outras populações: 

 

  • Têm uma maior dificuldade em combater infeções; 
  • Apresentam um declínio do sistema imunitário; 
  • Estão expostos a atos cirúrgicos; 
  • Sofrem mudanças no trato digestivo e desnutrição;
  • Não praticam exercício;
  • Usam de forma excessiva antibióticos. 

 

Assim, é importante capacitar os idosos para que possam, sempre que possível, ter um papel ativo na sua alimentação. Pequenos gestos podem fazer a diferença, por exemplo lavar as mãos antes de preparar/consumir os alimentos ou guardar os alimentos crus ou que sobraram no frigorífico, devidamente acondicionados.

 

É parte integrante dos serviços da CARE KUIDADOS ajudar os idosos a manipular alimentos e a confecionar refeições equilibradas adaptadas ao gosto de cada um, permitindo que estes se mantenham saudáveis e vivam de forma independente nas suas casas por mais tempo. Contacte ainda hoje a CARE KUIDADOS e saiba como o podemos auxiliar.

 

Dicas para quando o Idoso não quer comer

Já sabe o que contribui para uma alimentação saudável do idoso, mas quando ele não quer comer? Antes de fazer mudanças na alimentação verifique os fatores que podem estar tirar o apetite. Será que o idoso não cozinha porque está sozinho e não tem motivação para o fazer? Tem dificuldade em mastigar? Sofre de alguma intolerância alimentar?

 

Após esta análise, pode tomar medidas específicas e modificações na dieta que vão de encontro aos gostos pessoais do idoso:

  1. Se o idoso tem dificuldade em mastigar, altere a textura dos alimentos (triture ou liquidifique os alimentos);
  2. Se não come porque está sozinho, proporcione momentos em família ou com profissionais para fazer companhia;
  3. Evite que o idoso salte refeições e passe mais de 3h sem comer;
  4. Prepare-lhe refeições e congele as porções em recipientes individuais para que o idoso, de forma independente, possa consumi-los noutras refeições;
  5. Promova o consumo de alimentos nutricionalmente completos, ricos em proteína e fibra e pobres em açúcares, gordura e sal;
  6. Promova a ingestão de água ou infusões regularmente, mesmo que o idoso não sinta sede;
  7. Evite que o idoso consuma bebidas alcoólicas;
  8. Caso seja possível, motive à prática de alguma atividade física para estimular o apetite.

 

Uma mudança de hábitos gerais pode ter impacto positivo nos idosos, diminuindo o risco de doenças crónicas, melhorando o funcionamento cognitivo, reduzindo a taxa de dependência e os custos dos cuidados médicos. Para mais informações acerca de como os cuidados domiciliários podem ajudar os idosos a satisfazer as suas necessidades nutricionais, contribuindo para uma alimentação saudável, contacte-nos, teremos muito gosto em fazer parte da sua família!