Alzheimer é uma das doenças mais comuns na velhice, que ataca o sistema cognitivo, deteriorando a memória e afetando a concentração, a atenção e vida social do idoso. O contacto com animais pode ser uma ajuda valiosa no tratamento desta doença.
Terapia com Animais para Idosos com Alzheimer
Os animais de estimação podem ser utilizados como parte do tratamento de Alzheimer, mas quando um animal é incorporado num processo terapêutico trata-se de terapia assistida por animais. Este tipo de terapia tem vindo a ser utilizada com sucesso em doentes com Alzheimer, promovendo uma melhora nas funções físicas, psicossociais e cognitivas dos idosos.
Normalmente, os animais mais utilizados são cães e gatos, por serem domésticos, de porte adequado e interagirem facilmente com os idosos. Particularmente os cães, pelas suas características, acalmam os doentes com demência, ajudam-nos a manterem-se ativos e sociais e proporcionam momentos prazerosos de lazer. Raças como labrador ou golden retriever são muito utilizadas, por serem adaptáveis, previsíveis e confiáveis. Mas, na realidade, qualquer raça funciona, desde que cumpra os critérios referidos.
Benefícios do Convívio com Animais para o Idoso com Alzheimer
A simples presença de um animal de estimação é extremamente benéfica para os idosos com este tipo de demência. A terapia assistida por animais, aliada a outras atividades de estimulação cognitiva, como a musicoterapia, arteterapia ou mesmo o exercício físico, apresenta imensas vantagens para o bem estar do idoso. Atividades simples como passear o cão ou cuidar da sua alimentação diariamente, possibilitam o desenvolvimento motor e sensorial.
Saiba as principais vantagens que o idoso com Alzheimer pode usufruir por ter um animal de estimação:
• Fazem companhia;
• Acalmam, diminui a agitação e agressividade;
• Incentivam ao exercício físico;
• Melhoram a motricidade e o equilíbrio;
• Promovem a autonomia;
• Estimulam a comunicação e a linguagem;
• Melhoram a atenção e a concentração;
• Fortalecem a memória;
• Desenvolvem sentimento de utilidade e responsabilidade;
• Melhoram o humor e auto estima;
• Evitam estados de apatia e depressão;
• Promovem o bem-estar geral.
Cuidados a ter com a Escolha dos Animais
Embora ter um animal de companhia traga imensos benefícios para o doente com alzheimer, é necessário ter alguns cuidados para que, tanto o idoso como o animal escolhido, estejam protegidos.
O temperamento do animal deve ser avaliado, evitando comportamentos desagradáveis como mordidelas ou barulhos constantes, para evitar magoar o idoso ou causar-lhe stress desnecessário. O animal de companhia também deve ser bem cuidado e alimentado, com vacinas em dia.
Ter um animal de estimação pode ser uma mais valia para os idosos com Alzheimer, no entanto, outros cuidados são necessários para cuidar convenientemente destes doentes. Consulte a CARE KUIDADOS, para além de apoio domiciliário, prestamos também cuidados médicos e de enfermagem, bem como reabilitação física. Entre em contacto com a CARE KUIDADOS.