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Os idosos também sofrem com os efeitos negativos do stress, nomeadamente a nível de saúde física e emocional. Doenças, incapacidade para realizar determinadas funções, perda de cônjuge ou problemas familiares são algumas das causas do stress nos idosos. 

 

O stress prolongado pode ter um impacto negativo na vida dos idosos, nomeadamente nas seguintes áreas:

  • Maior vulnerabilidade a doenças crónicas;
  • Incapacidade em recuperar de uma doença ou combater infeções;
  • Alterações de comportamento;
  • Menor vontade em praticar exercício;
  • Desenvolvimento ou acentuação de hábitos pouco saudáveis (fumar, beber);
  • Pouco cuidado com recomendações médicas (toma de medicamentos, etc).

 

Sintomas de Stress nos Idosos

 

Como mencionamos, o stress pode ser causado por diversas situações e ocorrer em diferentes momentos da vida do idoso. Por exemplo, como consequência da existência de doenças crónicas, perda do cônjuge, adaptação à reforma ou ainda mudanças financeiras. 

Estes são alguns dos sintomas causados pelo stress que os idosos podem apresentar no seu dia-a-dia:

  • Dores de cabeça;
  • Dor nas costas;
  • Indigestão;
  • Palpitações cardíacas;
  • Baixa concentração;
  • Indecisão;
  • Irritabilidade;
  • Frustração;
  • Nervosismo;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Crises existenciais;
  • Falta de energia.

 

Dicas para Lidar com o Stress 

 

Para evitar que o stress domine a vida do idoso e o prejudique constantemente, torna-se fundamental identificar as causas de stress e encontrar estratégias para lidar com o mesmo.

 

Deixamos algumas sugestões para que o idoso lide com o stress da melhor forma:

 

  • Alimentar-se adequada e saudavelmente;
  • Praticar exercício físico, adequado à idade e condições do idoso;
  • Evitar hábitos pouco saudáveis, como fumar ou beber em demasia;
  • Participar em atividade artísticas e criativas (pintura, artes plásticas, etc);
  • Ter um animal de estimação (os animais são conhecidos pelos  seus efeitos calmantes e de companheirismo); 
  • Conviver com grupo de amigos (conversar, jogar com outros, etc);
  • Ocupar o tempo com atividades que estimulam o raciocínio e a memorização (por exemplo, ler, fazer puzzles ou palavras cruzadas);
  • Passear, caminhar junto à praia ou outra atividade ao ar livre;
  • Passar tempo em família.

 

Contratar um cuidador profissional também pode ser uma boa estratégia para diminuir o stress na vida dos idosos. Estes cuidadores podem ajudar os idosos nas suas atividades da vida diária, como preparação de refeições, limpeza da casa, transporte ou simplesmente companhia.  Para mais informações de como os cuidados domiciliários podem ajudar os idosos, contacte a Care Kuidados.