5 Exercícios que pode fazer sem sair de casa
A prática de exercício pelos idosos em casa é muito importante e traz diversos benefícios para a saúde, como ajudar a manter ou aumentar a massa muscular, manter a densidade óssea, melhorar o equilíbrio, coordenação e mobilidade, reduzir o risco de queda, e ajudar a manter a independência.
Estes exercícios devem ser feitos, no mínimo, 3 vezes por semana, de preferência sob orientação de um fisioterapeuta
1. Agachamento
Com os pés ligeiramente à largura dos ombros, deve-se estender os braços para a frente e dobrar lentamente os joelhos, jogando o quadril para baixo e empurrando as nádegas para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre retas. Voltar à posição inicial e repetir 10 vezes.
Neste exercício, é muito importante que os joelhos nunca fiquem à frente dos pés e, por isso, deve-se empurrar as nádegas para trás o máximo possível. Caso não se consiga descer muito, deve-se descer até ao máximo possível e, aos poucos, ir descendo mais um pouco.
2. Bíceps com halteres
Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segurar um halter em cada mão, com os dedos virados para a frente, e levantar os pesos lentamente em direção aos ombros, mantendo os braços e cotovelos perto do corpo, voltando lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.
3. Prensa de ombros
Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segurar um haltere em cada mão e levantar os pesos até ficarem ao nível dos ombros. A seguir, empurrar lentamente os halteres para cima da cabeça até os braços ficarem esticados, mas ligeiramente dobrados, e voltar lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.
4. Joelho ao peito
Deitado no chão, em um pequeno colchão de fitness, dobrar uma das pernas até perto do peito, segurar o joelho com as mãos e manter por 5 a 10 segundos. Depois, trocar de perna e repetir esses movimentos 10 vezes.
5. Degraus no step
Colocar um dos pés num degrau de escada e levantar a outra perna lentamente para cima do degrau. A seguir, abaixar lentamente a perna de volta para o chão. Repetir 10 vezes para cada perna.
Se precisa de ajuda para desenvolver estes exercícios ou pretende um plano especifico para Si, fale connosco, saiba mais sobre fisioterapia ao domicilio. Nós podemos ajudar! Viva Melhor!
Estamos ao Seu dispor para qualquer esclarecimento, contacte-nos e obtenha uma proposta sem qualquer compromisso.