Num momento em que só falamos de Covid-19, recordemo-nos da Tuberculose que, aliás, possui características semelhantes. São ambas doenças predominantemente respiratórias, transmitem-se por gotículas respiratórias e podem causar sintomas como febre, cansaço e tosse. Para as duas doenças é fundamental cortar a cadeia de transmissão através da identificação do doente, tratamento e isolamento, identificação dos seus contactos e rastreio.

Com ambas as infeções afetando os pulmões, a Covid-19 de forma viral e a tuberculose por meio bacteriano, a possibilidade de existir coinfecção tem despertado na comunidade médica grande preocupação, pois pode ser muito mais letal.

A tuberculose é uma doença cujo prognóstico depende da rapidez de diagnóstico e do início do tratamento. Sem tratamento, a tuberculose pode ser fatal (pode matar).

Em Portugal, graças aos programas de rastreio e tratamento da tuberculose aplicados nos últimos anos, em que foi possível rastrear a população, de modo a diagnosticar precocemente a doença e proceder ao seu tratamento atempado, conseguiu-se impedir que a tuberculose se tornasse num grave problema de saúde pública, diminuindo de forma significativa os novos casos de infeções.

Como em quase todas as doenças, a prevenção é a melhor forma de combate, por isso, proteja-se!

As medidas de distanciamento físico, etiqueta respiratória e utilização de máscara em ambiente fechado são eficazes para a prevenção de ambas as doenças.

A CARE KUIDADOS pode ajudá-lo na recuperação! Fale connosco, a nossa equipa de reabilitação ao domicilio fará uma avaliação sem qualquer compromisso, implementando um plano eficaz para a Sua plena recuperação.

Estamos ao Seu dispor para qualquer esclarecimento, contacte-nos e obtenha uma proposta sem qualquer compromisso.

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?