Celebra-se hoje, dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente.
“Quando, há 29 anos, o Papa João Paulo II instituiu o 11 de fevereiro como Dia Mundial do Doente tinha o objetivo de sensibilizar profissionais e autoridades de saúde, bem como a sociedade em geral, para a importância de apoiar os doentes nas suas necessidades.
A pessoa doente, além da patologia física e/ou mental que a aflige, apresenta níveis diferentes de incapacidade e desvantagem associados.
Tudo isto a fragiliza, impossibilitando-a, até, de procurar os recursos apropriados e de defender os seus inequívocos interesses e direitos estabelecidos. Por isso, o acesso do doente aos cuidados de saúde tem de estar equitativamente garantido e facilitado, com a certeza de que ocupe o centro do sistema de saúde.
Para que isto aconteça, temos de assegurar que o doente é verdadeira e realmente o foco dos cuidados de saúde, tornando-o o objeto de todos os atos, ações e intervenções que têm a finalidade de diagnosticar e tratar a(s) sua(s) doença(s) e, assim, melhorar o seu quadro clínico e, sempre que possível, recuperar completamente o seu estado de saúde.” Ver artigo de opinião do Sr Prof Dr Jaime C. Branco em Diário de Noticias
É neste enquadramento que a CARE KUIDADOS atua, na melhoria da qualidade vida e na promoção da autonomia.