220 500 807 KUIDADOS CONSIGO, 24 HORAS POR DIA, 365 DIAS POR ANO.

A perda de visão é uma das principais causas de incapacidade, perda de independência e redução de qualidade de vida do idoso. Grande parte dos idosos com mais de 65 anos sofre de algum tipo de perda de visão. 

 

Ver mal dificulta a realização de tarefas do dia-a-dia, como preparar uma refeição ou usar o telemóvel. Os idosos com perda de visão são afetados de diversas formas: 

 

  • Têm dificuldade em manter uma dieta equilibrada e saudável;
  • Estão mais propensos a ter dificuldade em sair de sua casa;
  • Realizam menos atividade física (apenas 59,6% dos idosos em comparação com os 70,2% dos idosos com visão normal);
  • Estão mais propensos a ter um maior número de doenças crónicas (diabetes, doenças cardíacas, AVC) em comparação com os que não apresentam nenhum problema de visão;
  • Desenvolvem dificuldades motoras;
  • Apresentam níveis de depressão e ansiedade muito mais altos que idosos sem problemas de visão.

 

 

Problemas de Visão nos Idosos

 

As principais causas de perda de visão na velhice são o glaucoma, a catarata, a retinopatia diabética e a degeneração macular. Saiba mais sobre cada um destes problemas de visão e como ajudar o idoso. 

 

Glaucoma

É uma doença genética causada pelo aumento da pressão ocular. Provoca lesão no nervo ótico, causando perda progressiva da visão periférica e podendo levar à cegueira irreversível, se não for diagnosticada a tempo. 

 

Catarata

Condição bastante comum após os 50 anos de idade, a catarata consiste na perda progressiva da transparência da lente natural do olho, o cristalino, deixando assim, a visão embaçada (evolui gradualmente até perda total da visão).

 

Retinopatia Diabética

É uma doença evolutiva resultado da diabetes sem tratamento. Com as altas taxas de glicose, os vasos sanguíneos da retina deterioram-se, causando edema (sangue e líquido). Inicialmente causa visão embaçada, podendo levar à cegueira dos idosos.

 

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Surge quando existe a degeneração da estrutura localizada na parte posterior do olho. Causa embaçamento da visão e distorção das formas, evoluindo para a perda gradual e irreversível da visão.

 

Como Prevenir Problemas de Visão

 

Muitos dos problemas de visão sentidos pelos idosos podem ser prevenidos e até tratados, se diagnosticados precocemente. Por isso, a consulta de rotina ao oftalmologista é fundamental. 

 

Quando os problemas de visão já se instalaram, é possível devolver a independência, autonomia e qualidade de vida do idoso. É possível recorrer a apoio e terapia específica para idosos com deficiências visuais ou frequentar programas de reabilitação para lidar com a perda de visão.

 

A família, amigos e cuidadores profissionais podem ajudar os idosos em muitas das suas atividades, como preparação de refeições, transporte para eventos ou compromissos, diminuindo assim o isolamento social. Ao permanecerem ativos e sociais, os idosos com baixa visão reduzem a hipótese de sofrer de depressão e os riscos gerais de desenvolvimento de doenças crónicas adicionais.

 

A Care Kuidados pode ser um aliado precioso na prestação de cuidados a idosos com perda de visão, permitindo que estes se mantenham saudáveis e vivam de forma independente nas suas casas por mais tempo. Para mais informações contacte-nos, teremos muito gosto em fazer parte da sua família!