Os principais sintomas da doença são tremores involuntários nas mãos, rigidez muscular e lentidão de movimentos. O quadro verifica-se quando a pessoa está em repouso, mais cansada e mais ansiosa.

Os KUIDADOS NO PARKINSON têm por base os KUIDADOS DE APOIO E CONFORTO que, em conjunto com os KUIDADOS CONSIGO, motivam e potenciam a manutenção da independência do doente por mais tempo.

À medida que a doença progride, o doente demora mais tempo a realizar tarefas simples como tomar banho, vestir-se, andar, cozinhar ou escrever. Em fases avançadas pode mesmo ficar comprometida a deglutição, o controlo de movimentos e a capacidade de comunicar.

Cada doente vive os seus sintomas de forma diferente e a preocupação da CARE KUIDADOS é prestar um serviço personalizado adaptado a cada pessoa e a cada caso.

Os doentes de Parkinson são mentalmente ativos, mas com limitações motoras, utilizando os KUIDADOS CONSIGO, farão cada tarefa ao Seu tempo, sendo estimulados a executar ao seu ritmo sem receio, sabendo que o que não foi hoje possível de realizar o cuidador realizará.

Orientar e apoiar na higiene, nos cuidados pessoais, no vestir e na locomoção são as tarefas mais regulares do cuidador. Mas a CARE KUIDADOS está ainda preparada para, em articulação com o médico assistente, profissionais de saúde e mesmo com os familiares, estudar, preparar e executar um plano de cuidados específicos ao utente que passe pela agregação das diferentes terapias que forem consideradas adequadas ao quadro clínico.

Os KUIDADOS NO PARKINSON passam ainda pelo auxílio nas tarefas pessoais e profissionais, na análise e sugestão de adaptação da casa para suprimento de incapacidades funcionais e ainda pela identificação de ajudas técnicas que possam facilitar o dia a dia.