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A qualidade do sono traz inúmeros benefícios ao idoso a nível de saúde e bem-estar. Um sono profundo, somado a outros hábitos saudáveis, como alimentação adequada e exercícios físicos, é fundamental para a manutenção do corpo e da mente do idoso.

 

Sono nos Idosos

 

Os idosos precisam renovar as suas forças através de um sono descansado. Isto vai permitir que realizem as suas atividades normais do dia a dia. Normalmente, devido ao processo natural do envelhecimento ou a algumas doenças, o idoso dorme menos horas. Isto pode traduzir-se num mal estar geral, dificuldade de concentração ou falta de energia durante o dia.

 

Antes de definir estratégias para melhorar a qualidade de sono do idoso, é importante identificar quais as principais alterações do sono nesta faixa etária.

 

Alterações do Sono nos Idosos

As perturbações do sono nos idosos são um problema de saúde frequente. Dificuldade em adormecer, acordar diversas vezes durante a noite, insónia ou sonolência, são queixas frequentes entre os mais velhos. No entanto, dormir bem é fundamental para a saúde geral do idoso.

Principais Alterações do Sono no Idoso

Vários fatores podem contribuir para perturbações de sono no idoso, causando insónias durante a noite ou sonolência durante o dia:

 

  • Falta de exercício;
  • Medicação que afeta o ritmo circadiano;
  • Dieta pouco adequada às necessidades do idoso;
  • Sobrepeso;
  • Doenças e demências (parkinson, apneia, cardiopatia, síndrome das pernas inquietas, etc);
  • Depressão ou ansiedade;
  • Maus hábitos de sono.

Como Melhorar o Sono nos Idosos

É possível melhorar a qualidade de sono do idoso utilizando algumas estratégias práticas, implementadas com paciência e de forma faseada.

 

Numa fase inicial deve avaliar-se as características do sono do idoso, por exemplo, a que horas vai dormir, os hábitos diários que podem afetar um sono descansado e algumas rotinas que dificultam o descanso da mente e do corpo.

 

Seguidamente, podem ser adotadas algumas estratégias facilitadoras do sono, salientamos as seguintes:

 

  • Estabelecer um horário fixo para acordar e dormir;
  • Ter uma rotina mais calma antes de dormir (por exemplo, tomar banho ou ler um livro);
  • Não fumar nem consumir estimulantes (café, refrigerantes, alguns chás) à noite;
  • Evitar atividades estimulantes antes de dormir (ver televisão, exercício físico nas três horas antes;
  • Evitar iluminação forte ou temperaturas extremas no quarto;
  • Jantar cedo e evitar refeições pesadas à noite ou muito próximo da hora de dormir;
  • Limitar as sestas;
  • Apenas ir para a cama com sono.

 

Pode recorrer à CARE KUIDADOS para melhorar o sono dos idosos, estabelecendo uma higiene de sono saudável e que traga qualidade de vida ao idoso. Contacte ainda hoje a CARE KUIDADOS e saiba como o podemos auxiliar.