A artrite reumatoide é uma doença inflamatória, autoimune, crónica e sem cura. Mas, quando eficazmente tratada, é possível viver de forma funcional com ela. Atinge 3 vezes mais mulheres do que homens e, em Portugal, estima-se que afete cerca de 60 000 pessoas.

Não se conhecem ainda as suas causas, mas sendo uma doença autoimune, sabe-se, desde logo, que algo não funciona devidamente no sistema imunitário do doente.

Em algumas pessoas os sintomas apresentam-se de forma ligeira, podendo durar meses e desaparecer sem deixar impacto. Noutras, podem ser mais intensos e manifestarem-se em crises de agravamento ocasional.

Os sintomas mais comuns incluem:
• articulações quentes, inchadas e com dor
• rigidez articular, geralmente mais acentuada durante as manhãs e após períodos sem grande atividade
• fadiga, febre e perda de peso.

Geralmente, a artrite reumatoide afeta em primeiro lugar as pequenas articulações das mãos e dos pés e à medida que a doença progride, pode afetar as articulações dos ombros, cotovelos, joelhos, etc.

Como uma doença crónica, a artrite reumatoide, infelizmente, não tem cura. Mas, se eficazmente tratada, e acompanhada de medidas complementares a desenvolver pelo doente é possível viver de forma funcional com ela. Além da medicação as principais ajudas para aliviar a dor e os sintomas da doença são:

1. Exercício regular – O exercício físico leve pode ajudar a fortalecer os músculos em torno das articulações. Deste modo, ajuda, inclusive, a combater a fadiga. Nadar ou praticar hidroginástica são os melhores exercícios para quem sofre de artrite reumatoide.
2. Fisioterapia – É uma importante forma de tratamento para combater a dor e o desconforto causado pela artrite. Ela deve ser realizada preferencialmente 5 vezes por semana, com duração mínima de 45 minutos por sessão
3. Aplicar calor ou frio – O calor pode ajudar a aliviar a dor e a relaxar. O frio é também eficaz a aliviar a dor, assim como a diminuir os espasmos musculares.
4. Relaxar – É essencial encontrar formas de reduzir o stress. Técnicas para descontrair e de relaxamento muscular podem ser uma boa estratégia para controlar a dor.

Se precisa de ajuda para desenvolver estas ou outras medidas de conforto e alívio de sintomas fale connosco, saiba mais sobre fisioterapia ao domicilio. Nós podemos ajudar! Viva Melhor!

Estamos ao Seu dispor para qualquer esclarecimento, contacte-nos e obtenha uma proposta sem qualquer compromisso.

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?